sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Música Ora Bolas - Educação Infantil


PLANO DE AULA – PROINFO

Tema: Musicalidade – Música Ora Bolas – Palavra Cantada
Atividade direcionada para alunos da pré - escola
Duração das atividades: Três aulas

Objetivos:
- Fixar conceitos matemáticos;
- Trabalhar noções de localidade espacial;
- Explorar conceitos de inclusão, conjuntos e comparação matemática;
- Trabalhar a consciência fonológica.

Encaminhamento:

Primeira aula:
- Fazer roda de conversa com os seguintes questionamentos:
* Onde você mora?
* Como é sua rua?
* Você tem vizinhos?
* O que tem perto da sua casa?
* Como é o nome da cidade que você mora?
- Apresentar o texto em papelógrafo;
MUSICA ORA BOLAS – PALAVRA CANTADA
OI, OI, OI, OLHA AQUELA BOLA
A BOLA PULA BEM NO PÉ,
NO PÉ DO MENINO.
QUEM É ESSE MENINO?
ESSE MENINO É MEU VIZINHO.
ONDE ELE MORA?
MORA LÁ NAQUELA CASA?
ONDE ESTÁ A CASA?
A CASA TÁ NA RUA.
ONDE ESTÁ A RUA?
TÁ DENTRO DA CIDADE.
ONDE ESTÁ A CIDADE?
TÁ DO LADO DA FLORESTA.
ONDE ESTÁ A FLORESTA?
A FLORESTA É NO BRASIL.
ONDE ESTÁ O BRASIL?
TÁ NA AMÉRICA DO SUL, NO CONTINENTE AMERICANO, CERCADO DE OCEANO E DAS TERRAS MAIS DISTANTES DE TODO O PLANETA.
E COMO É O PLANETA?
O PLANETA É UMA BOLA QUE REBOLA LÁ NO CÉU.
- Fazer a leitura do texto;
- Colar uma cópia do texto no caderno;
- Assistir o Vídeo Clipe da música várias vezes;
Link para o Vídeo Clipe: 
 https://www.youtube.com/watch?v=AewiIY5jHy0

- Explorar e grifar palavras no texto (sugestão: bola, menino, planeta, Brasil, cidade, rua, casa);

Segunda aula:
- Manusear o globo terrestre, localizando o nosso país;
- Fazer demonstração com cinco círculos de tamanhos decrescentes, da inclusão de espaços geográficos, comparando-os com o globo terrestre.
- Representar o planeta, país, cidade, rua e casa, com recortes de círculos, na ordem decrescente, fazendo colagem de um dentro do outro, conforme a letra da musica;




 
Terceira aula:
- Retomar a palavra BOLA já grifada no texto;
- Pesquisar se na sala há alguma criança cujo nome começa com a letra “B” e relacionar; fazer o mesmo com objetos conhecidos pelas crianças;
- Construir com alfabeto móvel a palavra BOLA e, a partir dela outras palavras com a mesma letra inicial.
- Ilustrar as palavras construídas.

Avaliação: Avaliar o grau de dificuldade de cada criança individualmente, assim como a participação, interesse e motivação das mesmas nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário